A Due Diligence Ambiental e Social é um procedimento técnico jurídico que visa avaliar riscos legais, subsidiando informações detalhadas antes de se concluir uma negociação de um ativo florestal. Em termos empresariais é um check up preventivo, um diagnóstico detalhado de informações sobre passivos ambientais e sociais que possam ser encontrados em uma propriedade, objetivando minimizar os riscos e proteger o investidor de futuras responsabilidades.
As avaliações de Ativos Florestais – Due Diligence Ambiental e Social desenvolvidas pela SOLUFOR nos últimos 5 anos envolvem aproximadamente 396 mil ha de área total e 212 mil ha de plantios florestais com Pinus e Eucalyptus, no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A tabela 01 apresenta a relação de áreas avaliadas e sua localização.
Os resultados obtidos permitiram identificar o “Risco aos Negócio” e a “Necessidade de Investimentos para a Correção dos Riscos”. As Due Diligences foram contratadas por Fundos de Investimento Internacional, Empresas Seguradoras Internacionais, Empresas do setor de Papel e Celulose e Bancos de Investimentos.